Secretarias

07 de June | 15:18

Vitória dos trabalhadores de Trindade! Professores vão receber o Piso salarial retroativo a janeiro

O Sintego se reuniu nesta manhã (06) com o prefeito Jânio Darrot para reivindicar o pagamento do Piso salarial para os trabalhadores da rede municipal de ensino. A categoria já havia aprovado o indicativo de greve, mas depois da audiência, foi realizada uma assembleia, na qual os professores aceitaram as propostas do município, que reajustará o salário dos professores em 30,7%.

“Finalmente conseguimos uma decisão favorável à categoria. Vamos continuar lutando pela valorização profissional”, alertou a presidenta do Sintego, Iêda Leal. 

A Secretaria Municipal de Educação se comprometeu em manter o diálogo com o sindicato e estabelecer uma relação com os trabalhadores, no sentido de defender a Educação, a partir da valorização profissional. 

Conquistas 
Durante a audiência, que colocou fim à paralisação dos trabalhadores da Educação, está o compromisso de pagamento do Piso salarial em julho, com valor retroativo a janeiro de 2013, conforme determinação da lei 11.738/08. “O retroativo vai ser parcelado, porém já é uma garantia de que os trabalhadores não sofrerão prejuízo como o que aconteceu com os professores da rede estadual”, destacou Iêda Leal. 

A prefeitura de Trindade se comprometeu ainda a respeitar a carreira dos trabalhadores da educação, concedendo o reajuste a todos os profissionais. 

Além desses compromissos, ficou acertado que o município concederá seis meses de licença maternidade às profissionais de Educação, gestão democrática nas unidades escolares, com eleição para os diretores em novembro deste ano, e convênio com o Ipasgo para atendimento ao servidor municipal de Trindade. 

O projeto de lei que reajusta os salários dos trabalhadores da Educação será encaminhado nesta próxima semana para a Câmara Municipal, com garantias de aprovação dos vereadores. “Vamos continuar acompanhando a tramitação desse projeto e já teremos uma próxima reunião para que a prefeitura nos apresente o cronograma de pagamento do retroativo”, afirmou Iêda Leal, presidenta do Sintego. 

Imprimir